sexta-feira, janeiro 11, 2013

Mercosul/Democracia



Somente o processo paraguaio institucional e político foi antidemocrático, ofendendo o princípio que é a base do Mercosul? A posse (sem posse) de Hugo Chaves na Venezuela não tem o mesmo significado? 

Para uns (não amigos) a democracia foi ofendida a ponto de necessitar de uma suspensão do país (Paraguai) do grupo dos países que pertencem a esta nossa comunidade do sul, para outros (amigos) a democracia não foi ofendida, revelando apenas uma interpretação possível com a não posse do Presidente eleito, em detrimento do que diz a Constituição??? Ou bem ambas as decisões são soberanas, internas, e só cabem a cada um dos países, sem qualquer ofensa às regras do Mercosul, ou ambas as decisões ofederam as regras democráticas e também caberia suspensão da Venezuela do bloco do Mercosul.

As interpretações jurídico-políticas que atualmente são dadas às instituições internas e internacionais, com raras exceções, revelam apenas interesses meramente pessoais dos que estão no poder. 

Vamos pensar. 

Carlos Roberto Husek.

Um comentário:

  1. Desde sempre os interesses políticos prevalecem sobre decisões técnicas e jurídicas no âmbito das relações internacionais. Caso contrário, não seria o Conselho de Segurança, órgão eminentemente político, o competente para deliberar sobre a paz e a segurança internacionais, mas sim, a Corte Internacional de Justiça. Em outro caso recente, como compreender a intervenção da OTAN na Líbia, sob o pretexto de que as tropas de Kadafi exterminariam os insurgentes, enquanto que nada de substancial acontece na Síria, sabendo que mais de 60.000 pessoas, entre civis, combatentes e militares, já morreram numa guerra civil que está prestes a completar dois anos..?
    A inexistência de um órgão jurídico supranacional com poderes coercitivos permite que a comunidade global (mais precisamente, as potências militares e econômicas globais) atue constantemente de forma assimétrica e, em alguns, casos, contraditória... Ainda teremos que avançar bastante para que um dia, quem sabe, deixemos de escutar a sempre injusta expressão "um peso, duas medidas"...

    ResponderExcluir